sábado, 1 de agosto de 2009

aloe e fator proteção solar

ALOE VERA
Aloe barbadensis Miller
Aloe Vera – Fator de Proteção Solar
Os melanócitos são células responsáveis pela produção do pigmento melanina, que dá o tom à pele. A concentração de melanócitos, de 1000 a mais de 2000 por mm2, não é relacionada às raças. O que diferencia a coloração da pele é a quantidade de melanina produzida pelos melanócitos e a natureza da granulação do pigmento.
Uma das razões pela qual a luz solar promove o bronzeamento da pele é porque ela aumenta a atividade dos melanócitos, fazendo-os produzir mais melanina. Porém, esses mesmos melanócitos são os responsáveis pela produção do melanoma – nome científico do câncer de pele. Isso porque, os melanócitos, quando danificados pelo excesso de radiação ultravioleta, sofrem vários tipos de mutação, dentre as quais o melanoma.
A Luz Solar
Os três tipos de raios solares chegam à Terra
Infravermelha
sentido através do calor.
Luz visível
detectado pelos olhos.
Ultravioleta
ativa o metabolismo celular da pele.

Os Raios Ultravioletas
UVA (315 à 400 nm) ou “Luz Negra”
Responde por 99% da radiação solar ao nível do mar. Principal responsável pelo bronzeamento. Estudos mostram que ele pode ser tão perigoso à saúde da pele quanto as UVB.
UVB (280 à 315 nm)
Muitos acreditam ser o único responsável pelas queimaduras, envelhecimento e câncer de pele.
UVC (100 à 280 nm)
Filtrado pela atmosfera, teoricamente nunca chaga à superfície da Terra.
Uma das características da radiação ultravioleta é a intensidade do seu reflexo segundo a superfície onde esteja batendo. Conseqüentemente, dependendo do ambiente, podemos ficar expostos a uma carga extra de radiações. A superfície da neve, por exemplo, reflete 90% dos raios ultravioletas enquanto a da areia reflete 20%. Por isso é mais fácil sofrermos queimaduras solares quando se esquia em um dia de sol do que na beira da praia. O Vidro, por sua vez, é um dos melhores absorventes desses raios. Por isso ele protege da queimadura solar.
O Bronzeado como Proteção Natural da Pele
O bronzeamento acontece em conseqüência da pigmentação da melanina produzida pelos melanócitos estimulados pelos raios ultravioletas. O que poucos sabem é que essa pigmentação celular absorve os raios ultravioletas. Por isso, o bronzeado é o modo natural dos melanócitos serem protegidos da agressão da radiação solar. O processo do bronzeamento, porém, é lento e impossível de ser adquirido em um só dia. Os melanócitos precisam se estimulados pelos raios solares por pequenos períodos, antes que o bronzeamento, realmente protetor, seja adquirido.
A Pigmentação da Pele como Agente Protetor
De acordo com a pigmentação da pele, as diferentes raças têm graus de proteção natural variados. Quanto mais escuro o tom da pele, mais melanina e, conseqüentemente maior proteção contra a produção de células cancerosas na pele.
Pigmentos Produzidos pelos Melanócitos
Eumelanina
responsável pela pigmentação marron. O excesso de brancura na pele, dos cabelos e dos cílios dos albinos vem da ausência da enzima tirosinase, sem a qual a melanina não pode ser produzida.
Faeomelanina
responsável pela pigmentação amarela e vermelha, predomina nas pessoas louras e ruivas, o que explica a dificuldade que têm de se bronzear e a maior incidência de melanomas.
O Mecanismo do Bronzeamento
O mecanismo pelo qual os melanócitos são ativados inicia-se na glândula pituitária, que é conectada aos nervos óticos. Extremamente sensível à luz, a pituitária quando estimulada produz um hormônio que ativa os melanócitos. Proteger os olhos com óculos escuros diminui a produção desse hormônio e torna o processo do bronzeamento mais lento. Conseqüentemente, o uso de óculos escuros torna a pessoamais vulnerável à queimadura solar.
As Queimaduras Solares
Queimaduras de sol refletem o grau com que os melanócitos foram danificadospela radiação ultravioleta enquanto que o grau de sensibilidade da pele aos raios solares depende do grau de proteção da melanina retida pelos melanócitos.
O ciclo definido da queimadura solar (eritema)
Começa a se manifestar quatro horas após os melanócitos terem sido danificados.
Atinge o máximo de vermelhidão e dor entre as primeiras oito e vinte quatro horas.
Em casos extremos, forma bolhas.
Além da vermelhidão, ardência e descamação da pele, a queimadura provoca graves conseqüências oxidativas ao atingir os melanócitos e provocar a danificação doseu DNA, que tanto pode gerar células com pigmentação mais escura (manchas senis) como o desenvolvimento de melanomas (câncer da pele).
Os Protetores Solares
Os protetores solares funcionam basicamente de duas maneiras: bloqueando ou absorvendo os raios ultravioletas. (Um dos bloqueadores mais tradicional entre os banhistas é o creme opaco à base de óxido de zinco.)
A absorção dos raios ultravioletas se dá de maneira semelhante a ação da melatonina. O PABA (para-aminobenzoico) é o elemento mais utilizado para absorver os UVB. Mas também existem os cinamatos, que absorvem os UVB, as benzofenonas, que absorvem os UVA e os andranilatos, que absorvem tanto os UVB e como os UVA.
O Fator de Proteção Solar (FPS) da Aloe Vera
Todos os bronzeadores vêm rotulados com seu FPS - Fator de Proteção Solar.Esse indicador é o fator de multiplicação decimal indicativo do tempo, não da intensidade, que a pele se mantém protegida contra a queimadura solar.
Devido à qualidade da pigmentação dos melanócitos, cada pessoa tem uma tolerância diferente ao sol. Se a pele resiste 10 minutos à exposição ao sol antesde começar a sofrer qualquer tipo de queimadura, com um protetor solarde FPS 10 sua pele estará protegida do sol por 100 minutos.
Uma vez determinados quantos minutos tal pessoa pode ficar exposta ao sol, antes que a pele comece a queimar, divide-se esse valor pelo tempo que queira se exporao sol. O resultado dessa divisão é o FPS mais adequado para tal pessoa.
Para saber o valor do FPS necessário ao indivíduo, cuja pele pode ficar desprotegida sob o sol por até 30 minutos, sem sofrer qualquer queimadura, é preciso dividir os minutos que ele pretende se expor ao sol pelo número de minutos que sua pele resiste, naturalmente, à radiação solar. Para 5 horas (300 minutos), por exemplo, ele vai precisar usar um protetor de FPS 10. Mas para apenas 2 horas (120 minutos), ele não precisa de protetor com um FPS superior a 4.
Conclusão, protetores com FPS 20, 30 ou 40 não protegem a pele de forma mais intensa, apenas têm ação mais prolongada. E quanto mais alto o FPS, a tendênciaé do protetor ser constituído de elementos químicos mais fortes que, certamente, acabarão por afetar a saúde da pele e do organismo. Fato que talvez explique o aumento do câncer de pele nas crianças.
A Aloe Vera como Fator de Proteção Solar
A Aloe vera é um fator de proteção indispensável os indivíduos de pele sensível, como os muito brancos, os bebês e os idosos, que se expõem direta ou indiretamente à luz solar.
Para a Pele
Protetores solares à base de no mínimo 30% do gel de Aloe vera, conjugam dois fatores extremamente importantes para a proteção da pele exposta ao sol:
• Aceleram o bronzeamento – a proteção mais natural e eficaz da pele.
• Contribuem com um FPS natural, que pode variar de 10 e 15, dependendodas condições do plantio e dos processos de extração e estabilização a que a planta tenha sido submetida.
Para os Olhos
Não são poucos os casos de pessoas que perderam a visão esquiando na neve em dias ensolarados. Utilizada como colírio, ou acrescida a algum outro, a Aloe vera também promove a proteção dos olhos, sobretudo a dos mais claros, contra a agressão da radiação solar.
Há quase 10 anos, desde que uma senhora me contou haver se livrado de uma catarata já avançada e de um constante acúmulo de cera no ouvido pingando o gel de Aloe vera filtrado, venho utilizo-o como colírio. Apesar dos olhos arderem por uns 20 segundos, sinto que isso lhes faz muito bem.
Protetor Solar à Base de Aloe Vera
Protetores à base de água, e não à prova d'água, têm que ser repostos com freqüência, tanto sobre o corpo que transpira intensamente como apósser molhado. Se a pele ficar ressecada, o protetor também precisa ser aplicado novamente. Caso a pele sofra queimaduras, por descuido ou economia do produto, os protetores à base de pelo menos 30% de Aloe veratambém devem prevenia formação de bolhas e agir comoanalgésico, antiinflamatório, imunomoduladore acelerar a regeneração capilar.
Texto de Mônica Lacombe CamargoDifusâo Auto-Economia

fonte:http://www.difusaoautoecologia.com/aloe_vera/fator_de_protecao_solar.htm

Nenhum comentário: