sábado, 1 de agosto de 2009

considerações no uso da aloe

ALOE VERA
Aloe barbadensis Miller
IMPORTANTES CONSIDERAÇÕES SOBRE A ALOE VERA
Nem todas as plantas de Aloe têm a mesma composição. Nem todos os fabricantes manipulam as Aloes com os mesmos cuidados. Nem todos os produtos rotulados com o nome Aloe vera a oferecem em concentrações apropriada ao usufruto do seu verdadeiro potencial. Nem todas as pessoas se beneficiem da Aloe vera da mesma maneira. Assim como existem pessoas alérgicas aos derivados das abelhas, frutos do mar ou qualquer outro alimento, por mais natural que ele seja, existe uma minoria que apresenta reações alérgicas a Aloe vera. Para testá-la, basta esfregar uma pequena quantidade do seu gel sobre a pele mais fina da parte interna do braço ou atrás da orelha e observar, depois de uns 20 minutos, qualquer tipo de reação alérgica - vermelhidão ou comichão. A opção pela utilização do gel de Aloe vera não significa alívio ou cura imediata de um problema específico, sobretudo se for crônico ou já tenha atingido a estrutura do corpo. O que qualquer um pode esperar do uso regular da Aloe vera é o início de um processo de hidratação, desintoxicação, auto-regeneração e auto-revitalização do organismo. Como somente o corpo tem capacidade de curar a si mesmo, o máximo que os alimentos, os suplementos alimentares e as terapias podem fazer, é proporcionar as condições adequadas aos mecanismos de auto-regeneração e estimular os processos de autocura para que a reconquista da saúde seja alcançada. Afinal, essa é a experiência que, há séculos, a Aloe Vera tem legando à humanidade. Nesse contexto, minha hipótese é que não tardará para que a Aloe vera seja institucionalizada como elemento de higiene do sistema gastrintestinal, para se dizer o mínimo. Essa mudança de comportamento não será muito diferente do que foi a institucionalização do lavar as mãos, tomar banho e escovar os dentes - hábitos de higiene adquiridos muito recentemente e se tornaram a principal causa do aumento da qualidade e da expectativa de vida dos indivíduos que os adotaram.
Aloe Vera nos Processos de Autocura
O processo de desintoxicação do organismo é normalmente automático. Quando os níveis de intoxicação atingem um determinado grau de intolerância, os mecanismos de autodesintoxicação se manifestam como crises de cura.Impedi-las de acontecer é impossível, embora seja fácila adiá-las, remediá-las. Para isso foram feitos os remédios que bloqueiam as vias de eliminação e meios naturais de autocura ou mascaram seus sintomas, sem jamais atingirem o âmago da questão, como o caso dos analgésicos e antiinflamatórios.Cedo ou tarde, porém, o processo de eliminação reaparecerá, não necessariamente com os mesmos sintomas, como mostra Reckeweg VEJA HOMOTOXICOLOGIA, mas certamente de modo mais intenso, crônico ou talvez até mesmo fatal.O mais sábio, portanto, é sempre cooperarmos com os esforços de autodesintoxicação do organismo e, localizando sua verdadeira causa, aí sim, abortá-la. Terminada a etapa da desintoxicação, os esforços serão concentrados na restauração da integridade dos tecidos e no restabelecimento do equilíbrio homeostásico e das funções sistêmicas.Todos esses processos, porém, não acontecem da noite para o dia, pois não foram criados do dia para a noite. É preciso paciência e percorrer o caminho inverso - a vicariação regressiva, como chama Reckeweg.É fundamental, portanto, reconhecermos os sintomas de uma crise de cura para agir a favor, jamais contra! A incapacidade desse reconhecimento leva muitos a pensar que a vida corre perigo caso os sintomas não sejam abortados ou que microrganismos não sejam mortos, mesmo que em detrimento de outras estruturas, funções, células e microrganismos simbióticos, indidpensáveis à reconquista da saúde do organismo.A Aloe vera, consumida regularmente como um alimento funcional de propriedades sui generis, tanto para os humanos como para os animais, funciona como um agente preventivo contra o acúmulo de homotoxinas e mudança do pH dos tecidos - principal fator de prevenção às infecções e inflamações.Seu potencial de ação, porém, depende do binômio dose-resposta. Isso significa que ele será sempre limitado pela quantidade de seu consumo versus a exposição a elementos patológicos, tóxicos ou substâncias difíceis ou impossíveis de serem metabolizadas, tais como elementos os constituintes de inúmeros produtos que hoje fazem parte da vida do Ser contemporâneo.
Amaciantes. Conservantes. Corantes. Derivados do petróleo. Detergentes. Drogas farmacêuticas (analgésicos, antiinflamatórios etc.). Drogas ilegais (cocaína, ecstasy etc.). Drogas legais (álcool, monossódioglutamato ou proteína vegetal hidrolizada, aspartame etc.) Gorduras hidrogenadas. Metais pesados. Perfumes artificiais. Pesticidas. Produtos de limpeza, higiene e beleza baseados nos derivados do petróleo. Sabores artificiais. Solventes. Etc.
Quem se encontram com um grau de homotoxicose avançado certamente jamais consumiram a Aloe vera de modo regular. Por isso, a opção por consumí-la requerer atenção sobre sua dosagem, já que ela induz o organismo a um processo de desintoxicação que pode gerar uma crise de cura.Ao longo do processo de vicariação regressiva, se a crise de cura ultrapassar os limites da tolerância, deve-se ajustar as doses e freqüência com que o gel da Aloe vera esteja sendo ingerido. A primeira providência é diminuí-las. Após um ou dois dias, gradualmente, voltar a aumentá-las, até encontrar o ponto de tolerância daquela determinada fase do processo.Mantendo a dose/freqüência sempre ajustada aos limites da tolerância, o processo de desintoxicação será o mais rápido permitido pela condição física, emocional e mental do indivíduo. Em alguns casos, porém, ele só será possível, se for acompanhado por uma higiene alimentar e outras terapias complementares, já que a Aloe vera não é uma panacéia ou uma pílula mágica.

Que a consciência auto-ecológica do Ser contemporâneo não cesse de se aprimorar com a ajuda da intuição e de novos conhecimentos.
Do Livro Saúde & Beleza Forever, de Mônica Lacombe Camargo- Edição Esgotada -

fonte:http://www.difusaoautoecologia.com/aloe_vera/importantes_consideracoes.htm

Nenhum comentário: